MENU

IEL Sergipe realiza o III Encontro de Economia Aplicada de Sergipe

O III Encontro de Economia Aplicada de Sergipe (III EEA-SE), ocorreu nos dias 18 e 19 de junho de 2019, e é fruto da parceria entre Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ NR-SE), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Laboratório de Economia Aplicada de Desenvolvimento Regional (LEADER), do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC) e do Departamento de Economia (DEE).

 

O quadro econômico atual não é dos melhores, principalmente no Brasil, com o desemprego atingindo 12,5% da população, representando cerca de 13,2 milhões de desempregados, além da baixa estimativa do PIB para este ano.

 

Com o objetivo de discutir sobre estes entraves e diversos outros assuntos da economia, bem como a apresentação de trabalhos acadêmicos, a Universidade Federal de Sergipe, por meio do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (LEADER) e o Instituto Euvaldo Lodi de Sergipe (IEL/SE), realizou nos dias 18 e 19 de junho, o III Encontro de Economia Aplicada de Sergipe. O evento realizado dentro da UFS Campus São Cristóvão reuniu alunos, professores, estudiosos e pesquisadores da área, de Sergipe e de outros Estados. A palestra de abertura do evento, aconteceu na noite da terça-feira (18) e foi ministrada pelo doutor em economia e professor titular do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Amaral Haddad.

 

Para o superintendente do IEL Sergipe, Rodrigo Rocha, esse tipo de evento é fundamental para que a sociedade possa conhecer o que a academia já está produzindo e também para gerar debates e discussões relevantes para o avanço da economia sergipana. “O Encontro de Economia Aplicada de Sergipe é um evento já consolidado e que desde o começo conta com a parceria do Sistema FIES, através do IEL/SE, na sua realização, permitindo uma maior interação entre a academia e o mundo empresarial”, ressalta.

 

Ao todo foram 16 trabalhos apresentados durante a programação que incluiu ainda minicursos, palestras e uma mesa redonda sobre a indústria 4.0 em Sergipe e perspectivas de financiamento. O Encontro contou com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wert Investimentos, Governo Federal, Banco do Nordeste e Banese Card. Além do apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Federal de Economia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal de Sergipe, Universidade Federal do Paraná, Programa Acadêmico de Pós Graduação em Economia (NUPEC), e do Conselho Regional de Economia.

 

Fonte: UNICOM / FIES

20200115115814_5e1f2886e2935.jpg
20200115115814_5e1f2886e3b7f.jpg