MENU

FINEP E IEL ASSINAM CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DO SIBRATEC

Foto divulgação: FINEP

A FINEP assinou no último dia, 12 de março, no Rio de Janeiro, convênios com 14 estados para implantação do Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O programa tem por finalidade apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional. Em Sergipe seu principal parceiro será O Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional de Sergipe (IEL/SE), instituição de estudos, pesquisas e interação universidade empresa do Sistema Indústria, será o principal parceiro do programa em nosso Estado.

O objetivo do Sibratec é proporcionar condições para o aumento da taxa de inovação das empresas brasileiras, contribuindo assim para elevar o faturamento e a produtividade, além de torná-las mais competitivas nos mercados interno e externo. Nesta primeira fase, estão previstos investimentos de cerca de R$ 40 milhões para a implementação da Rede de Extensão Tecnológica, um dos três componentes do Sistema. Em Sergipe o convênio prevê um investimento de R$ 1,81 milhões. Os outros dois eixos do Sibratec são os Centros de Inovação - que viabilizarão comercialmente conhecimentos científicos - e a Rede de Serviços Tecnológicos, que vai garantir a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado.

“O extensionismo é, no meu entendimento, quando institutos tecnológicos, núcleos universitários organizados na forma de rede prestam assistência tecnológica às empresas de menor porte. E assistência tecnológica também é inovação”, diz Sergio Rezende, Ministro da Ciência e Tecnologia.

As redes de Extensão Tecnológica funcionarão nos Estados, prestando assistência às micro, pequenas e médias empresas com vistas ao desenvolvimento e à solução de gargalos na gestão tecnológica. Além do IEL, em Sergipe o Sibratec conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, do ITPS, ITP e Fapitec.

Participaram da assinatura dos convênios além do Estado de Sergipe - que esteve representado na FINEP pelo superintendente do IEL, Paulo Roberto Dantas Brandão e pelo presidente da Fapitec, Ricardo Santana - os Estados de Amazonas, Rondônia, Tocantins, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo.

20200115115807_5e1f287f4e62d.jpg