MENU

IEL está com inscrições abertas para o Programa BiTec

Apresentação para encubadoras no SergipeTec

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com inscrições abertas até 11 de julho para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece 600 bolsas para que estudantes de nível superior ou superior tecnológico desenvolvam projetos de empreendedorismo, inovação tecnológica ou melhorias de gestão em micro e pequenas empresas.

Os projetos serão realizados no biênio 2008/2009, com seis meses de duração cada. Os estudantes receberão bolsas mensais de R$ 300. A partir das necessidades identificadas nas empresas, os universitários selecionados e orientados por professores, devem elaborar projetos para gerar soluções tecnológicas capazes de trazer ganhos de produtividade para as empresas. Para se candidatar ao programa, os empresários, professores e alunos interessados devem entrar em contato com os núcleos regionais do IEL.

Programa IEL de Bolsas Educacionais

As micro e pequenas empresas têm um papel importante na economia do País e sua alta taxa de mortalidade é uma preocupação da sociedade. Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2004 revela que metade das empresas encerram suas atividades com até dois anos de existência e 60% não sobrevivem além dos 4 anos. As principais causas dessa mortalidade estão na falta de conhecimentos gerenciais do empresariado e na falta de informações estratégicas para a tomada de decisão.

Com o objetivo de levar conhecimentos para dentro dessas indústrias, o Instituto Euvaldo Lodi desenvolve o Programa IEL de Bolsas Educacionais, com três tipos de bolsas: Gestão Empresarial, Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (BITEC) e Apoio ao Comércio Exterior. Com essas bolsas, a entidade atua nas três principais áreas das empresas: gestão, inovação de produtos e processos e internacionalização.

Esse programa, da mesma forma que o Programa de Estágio, tem o objetivo de promover a interação entre indústrias e universidades. A diferença é que se foca totalmente no atendimento às micro e pequenas indústrias, para as quais universitários, sob a orientação de professores, desenvolvem projetos pré-definidos e aprovados pelo IEL e seus parceiros. O critério usado na classificação de micro e pequenas empresas é o da quantidade de funcionários, em que micro empresas devem ter no máximo 19 funcionários e pequenas de 20 a 99 funcionários.

Estudantes de quaisquer áreas de formação podem participar desse programa, desde que interessados em aplicar seus conhecimentos ao processo de gestão, inovação e internacionalização de empresas. Para a seleção, o IEL, em conjunto com seus parceiros, entra em contato com as universidades para que professores interessados em participar selecionem alunos com um bom desempenho acadêmico. Mas professores interessados em participar também podem entrar em contato com o núcleo regional do seu estado.

As empresas localizadas em arranjos produtivos são priorizadas no atendimento pelo programa. A avaliação e acompanhamento dos projetos no Programa de Bolsas são mais rígidos do que os do Estágio e, no final, os estudantes precisam apresentar resultados.

Mais de 1,5 mil estudantes já foram beneficiados pelo Programa de Bolsas Empresariais desde 1996.

20200115115804_5e1f287ccb22c.jpg