PQF em Sergipe reúne empresas âncoras
Foi realizada na tarde da última segunda-feira, dia 22, uma reunião entre as empresas-âncoras que participam do Programa IEL de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores - O PQF, programa que prepara as empresas fornecedoras para atender às exigências das grandes compradoras, e é um parceria do Instituo Euvaldo Lodi – IEL – e o SEBRAE.
O PQF capacita pequenas e médias empresas para oferecerem produtos e serviços com a qualidade exigida pelas grandes indústrias instaladas no país. Desenvolvido a partir de bem sucedidas experiências em Estados como Bahia e Pernambuco, o PQF promove ganhos de eficiência e produtividade. O processo envolve quatro etapas: sensibilização, diagnóstico, qualificação e certificação.
A reunião serviu como base para que as grandes empresas indicassem as necessidades de seus fornecedores. Uma vez apontadas as dificuldades, será implantada a metodologia do programa através da qualificação. Empresas como a Tavex, Corona, Votorantin, dentre outras, atuam como âncoras do PQF em Sergipe. Na reunião também foram apresentados os números obtidos pelo programa em outros Estados.
A realização da próxima reunião está prevista para o mês de março. Os empresários que participaram deste encontro puderam ter a certeza dos benefícios do PQF. As empresas-âncoras acabam obtendo a qualidade de um fornecedor qualificado, o que auxilia a atingir novos e mais exigentes mercados. Na contramão, o fato de estar incluído entre os fornecedores de uma grande empresa é um benefício inquestionável, além da abertura de diversas possibilidades como o aumento das suas chances de se competir no mercado internacional. Ganha o grande e o pequeno também.

