Rede de Petróleo e Gás de Sergipe conhece BITEC
Foi apresentado durante a reunião da RPG (Rede de Petróleo e Gás), no último dia 4, na empresa Estado da Arte, o Programa de Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico de Micro e Pequenas Empresas – BITEC, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Essa exposição sobre o Programa BITEC, foi solicitada pela coordenação da RPG-SE junto ao IEL, para que estudantes dessa área de estudo possam ter conhecimentos sobre esse projeto que incentiva a pesquisa no campo científico. O projeto vem desde 1996, voltado aos estudantes de nível superior e técnico, com o apoio de professores, desenvolvendo pesquisas de inovação e suporte de produtos e processos em micro e pequenas indústrias.
Em 2009, foram distribuídas 600 bolsas para todo o Brasil, com duração de 6 meses. Os projetos atendem os devidos campos de atuação: inovação, tecnologia, gestão e empreendedorismo. Durante o programa, o bolsista recebe um auxílio financeiro e se o seu trabalho for o vencedor regional, será publicado numa coletânea de artigos, editada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O coordenador do IEL/SE, Muciano Cabral Neto, assumiu a Bolsa de Iniciação Tecnológica em 2005 e já foram aprovados 57 projetos. Somente em 2009, o número recorde de 17 pesquisas foram aceitas pelo CNPq, órgão mais respeitado em se tratando de pesquisa científica no Brasil. O IEL informa que tem previsão para uma edição 2010 do Programa BITEC, e em breve, novas informações serão disponibilizadas no site www.se.iel.org.br ou pelo 3226-7496 falar com Muciano.
